Trabalhabilidade

As competências do Futuro e o papel da Educação 4.0

A  chamada Era Digital ou Era 4.0 refere-se ao atual momento da história marcada pela ampliação e popularização do uso da tecnologia, gerando um aumento na velocidade com que as mudanças acontecem. Algumas décadas atrás ainda era possível para um trabalhador ter controle pleno sobre sua rotina de trabalho por meio da previsibilidade das tarefas instituídas em padrões e normas já estabelecidos.

Hoje vivemos a realidade do Mundo V.U.C.A: volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Nesse novo mundo, mudar é a única constância e possibilidade. Diante dessa nova realidade, o modelo educacional vigente é questionado quanto à sua real efetividade na missão de formar os profissionais do futuro, profissionais que estejam preparados para atuar nessa realidade de inconstâncias e imprevisibilidades.

Isso porque o sistema educacional nos moldes que conhecemos hoje foi formatado na lógica da era mecanicista da Revolução Industrial. Naquele momento histórico se buscava alcançar a excelência frente a um padrão pré-definido. Não era necessário criar, adaptar e se relacionar na intensidade de hoje. O que importava era fazer cada vez melhor o que estava previsto. No contraponto, o que importa hoje é manter-se em constante estado de aprendizado e abertura ao novo.

Nesse sentido, torna-se urgente revisar as diretrizes e bases de sustentação da missão educacional. Até porque a realidade do mercado de trabalho já apresenta demanda urgente por profissionais que tenham formação capaz de atender ao dinamismo da Era 4.0. Essa nova formação vai além da técnico-especialista e prioriza o desenvolvimento de competências comportamentais. Abaixo listamos 4 dessas competências que já hoje são essenciais na formação dos profissionais do futuro:

  1. Pensamento Crítico: capacidade de analisar diferentes argumentos e pontos de vista para se posicionar criticamente. Afinal o mundo nunca foi tão rico e diverso de opiniões, visões e perspectivas. E conseguir diferenciar o que se aplica para solucionar um problema de um contexto específico passa a ser o maior desafio de quem atua em um mundo ambíguo.   
  1. Criatividade: capacidade de combinar diferentes elementos para criar uma solução nova e gerar resultados mais efetivos. Pois, se o mundo muda o tempo todo de forma volátil e validade temporal, torna-se fundamental navegar em diversas realidades para conseguir elaborar soluções válidas e inovadoras.
  1. Adaptabilidade: capacidade de se adaptar à uma nova realidade, flexibilizar seu ponto de vista e controlar suas emoções para manter o foco. Isso porque o maior desafio de um contexto tão complexo está na constante maleabilidade de se recriar e se reinventar no dinamismo dos novos e constantes desafios sem que isso tenha o custo de sua saúde emocional.
  1. Tomada de Decisão: capacidade de avaliar diferentes opções, ponderar riscos e definir a ação mais promissora. Se a incerteza passa a ser a regra, aceitar as dúvidas e correr o risco da escolha torna-se requisito obrigatório na rotina do novo profissional.

Perceba que essas competências comportamentais reforçam algum dos aspectos do Mundo VUCA e servem como direcionadores claros e objetivos na revisão de diretrizes pedagógicas de instituições de ensino que intencionam se ajustar à nova realidade do mercado de trabalho. Na Aceleradora de Carreiras temos a missão de apoiar instituições de ensino que tenham essa mesma visão e objetivo. Nossa missão é inovar na forma como a Educação transforma vidas e forma os profissionais do futuro. Fazemos isso por meio do Currículo do Futuro. Quer conhecer mais sobre como temos transformado a realidade da educação superior brasileira e da formação das futuras gerações? Então te convido para uma demonstração de nossa plataforma e para conhecer mais sobre a Educação para o Futuro!

Por Elzí Campos – PhD em Educação de Carreira. Co-fundadora da DNA da Educação, aceleradora digital de carreiras para educação. É criadora da Ciência do Protagonismo, metodologia de desenvolvimento profissional integrativo. Tem como missão auxiliar pessoas a acelerarem seus Propósitos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *