A diversificação de produtos, serviços e soluções decorrentes da revolução digital também abre espaço para uma enorme diversidade de atuações profissionais. Mas, você sabe quais são elas? Descubra e entenda quais instituições de ensino superior estão despontando na oferta de cursos para formar os profissionais do futuro.

A revolução tecnológica transformou a forma como nos relacionamos, aprendemos e trabalhamos. Os tempos digitais trouxeram uma nova dinâmica de consumo que impacta diretamente na forma como produzimos e comercializamos bens e valor. Como consequência, uma diversidade de novas atuações profissionais surge a cada dia. E hoje, profissões tradicionais como a de médico e advogado, compartilham espaço e importância com atuações “recém-nascidas”, mas igualmente valorizadas e demandadas pelo mercado.

Quais são as profissões do futuro (não tão distante assim)?

De acordo com o futurista da Google Thomas Frey (consultoria Sparks & Honey), a maioria das profissões do futuro ainda não foram inventadas. Mas, já é possível identificar novas atuações que crescem em demanda e importância. Vamos a algumas delas:  

  1. Desenvolvimento de games: Construção de jogos digitais de gêneros diversos em plataformas computacionais.
  2. Defesa cibernética: Análise de sistemas de conexão, avaliação e prevenção de invasão de redes e guerra eletrônica.
  3. Marketing de redes: Desenvolvimento de estratégias para comercialização de um produto de um fabricante diretamente para um distribuidor que faz a venda do produto para o consumidor final.
  4. Big Data: Análise e processamento de grande conjunto de dados, bem como sua armazenagem e processamento.
  5. Gestão de Startups: Administração de negócios de crescimento exponencial e resultados escaláveis.
  6. Cidades Inteligentes: Gerenciamento de espaços urbanos focado na otimização de recursos, fazendo uso da tecnologia e com participação da população.
  7. Drones para uso Comercial: Utilização de veículos aéreos não tripuláveis para geração de imagens estratégicas para diversos setores como agronegócio, mineração e telecomunicações.

Essa ampliação de atuações e sua crescente valorização permite que cada vez mais pessoas possam dar forma a seus interesses, talentos e capacidades, conectando o que lhes gera realização profissional e reconhecimento financeiro.  É essa possibilidade de gerar felicidade no trabalho que faz com que a oferta de cursos nessas áreas se torne prioritária. E se engana quem pensa que essa perspectiva não é aderente à proposta atual e que não acontece aqui no Brasil. Exemplo disso foi dado pela Universidade de Brasília (UNB) que agora também oferta disciplina sobre Felicidade.

Mas, a diversidade de novas atuações ainda é exceção, limitando que os profissionais do futuro tenham acesso a uma formação sólida e reconhecida pelo mercado de trabalho.

Como as Instituições de Ensino interferem nas carreiras do futuro?

As instituições de ensino tem em sua missão primária oferecer ensino, pesquisa e extensão para formar cidadãos e profissionais. A forma mais direta para se cumprir essa missão está justamente na oferta de cursos superiores.

Assim, quando há falta de oferta de cursos superiores que preparem para o mercado futuro, a própria IES deixa de cumprir com sua missão. Além disso, a IES deixa-se de aproveitar a oportunidade de expandir sua oferta, de garantir novos mercados e de viabilizar que as carreiras do futuro se formalizem.

De outro lado, as instituições que hoje estão na vanguarda desse processo de oferta possuem como diferencial dois importantes posicionamentos:  

Visão estratégica das mudanças globais que trazem impacto local; e 

Olhar para a inovação gerada por novos arranjos produtivos.

Esses dois fatores críticos para a empregabilidade dos alunos é também a maior oportunidade que sua instituição pode estar deixando de aproveitar. E a um alto custo: o do futuro.

Por Elzí Campos – PhD em Educação de Carreira. É criadora da Ciência do Protagonismo, metodologia de desenvolvimento profissional integrativo. Tem como missão auxiliar pessoas a acelerarem seus Propósitos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *