Autoconhecimento não é só reflexão!

Autoconhecimento tem dois ciclos complementares – AUTOCONHECIMENTO + EXPERIMENTAÇÃO/AÇÃO e INSPIRAÇÃO PARA A AÇÃO: reflexão e materialização = transformação; um sem o outro não gera resultado, não leva a transformação; por isso é tão importante DECIDIR. O ciclo de reflexão gera ação que gera mais reflexão… é um looping de desenvolvimento, um equilíbrio dinâmico. O que gera uma mente flexível!!! Estimula sua ação real no mundo.

A melhor forma de aprender a dominar o ciclo do autoconhecimento é a JORNADA DO HERÓI! Que já está presente no mundo há muito tempo em diferentes perspectivas! Essa jornada está presente na nossa vida o tempo todo! Em mini ciclos nos constantes aprendizados! Empoderamento é exatamente tomar esse poder de pensar e agir para mudar a sua realidade!

Nos dois últimos anos não passou um dia sem que alguém me perguntasse de formas diferentes como ter autoconhecimento. Acho que isso não é coincidência e decidi acreditar que essa é uma dúvida que precisa ser respondida de vez e para mais pessoas!

O autoconhecimento é o entendimento de quem somos e do que acreditamos. É traduzido na identificação de nosso perfil e do entendimento de qual é nossa verdade interior, nossas crenças e nosso propósito.

Ter autoconhecimento significa ter domínio sobre nossa vida. Com autoconhecimento conseguimos fazer escolhas conscientes porque sabemos diferenciar o que de fato faz sentido para a gente.

E como ter autoconhecimento?

Ao contrário do que muita gente pensa, o autoconhecimento não é gerado apenas pela reflexão, no ato de pensar sobre quem somos. Autoconhecimento também é gerado na ação! Vou explicar:

Para conseguirmos processar as informações dentro da nossa mente para ter clareza sobre o que pesa para gente, precisamos de muita reflexão. Precisamos da razão e da lógica para entender como os pontos se conectam, porque valorizamos algumas coisas e não outras, no que acreditamos verdadeiramente e por aí vai. E esse movimento de introspecção, de parar para refletir sobre o que faz sentido para gente é fundamental! Precisamos colocar foco, atenção e intenção em nós se quisermos encontrar nossas verdades!

Mas, precisamos ir além. Precisamos também agir, experimentar, sentir e prototipar nossos ‘achados’ interiores. Sem o movimento de ‘colocar para fora’, no mundo real, dificilmente entenderemos por completo as diferentes formas e nuances do nosso propósito e o impacto que ele tem em nós e nos outros quando é colocado em ação.

Ou seja: Reflexão sem Ação, e Ação sem Reflexão não geram transformação!

Em um processo de coaching, você faz esses dois movimentos, de Reflexão e de Ação. Por meio de um processo controlado de desenvolvimento e com o uso de ferramentas específicas, você é convidado a refletir e identificar seus diferenciais, talentos e paixões. Você também é convidado a colocá-los em prática usando de um plano de ação que te permita sentir e viver você mesmo e seus resultados.

E aí conseguimos um ciclo virtuoso em que a Reflexão alimenta a Ação e a Ação retroalimenta a Reflexão. Quando estamos nesse ciclo, conseguimos ter um padrão de desenvolvimento constante, nos levando a criar de maneira contínua nossa melhor versão.

Faz sentido para você? Espero ter respondido e te instigado a buscar mais inspiração para a Ação!

Que tal deixar aqui embaixo nos comentários suas dúvidas? Será um prazer te responder!

Elzí Campos – PhD em Educação de Carreira. É criadora da Ciência do Protagonismo, metodologia de desenvolvimento profissional integrativo. Tem como missão auxiliar pessoas a acelerarem seus Propósitos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *